No dia 18 de agosto, o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de MS (SINPRF/MS), Wanderley Alves dos Santos, foi um dos palestrantes no Seminário Desafios para o Controle das Fronteiras e o fortalecimento da Economia Nacional, realizado pelo SindReceita.

O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural Brasil, em Brasília.

Na ocasião, Wanderley falou dos desafios que representa a fiscalização para os Policiais Rodoviários Federais de mais de 1.500 quilômetros de fronteira seca com o Paraguai (434 k) e Bolívia (386km).

“Uma das maiores deficiências para o controle de nossas fronteiras ainda é o baixo efetivo para fazer o controle e fiscalização na pista”, explica Wanderley. Segundo ele, seria necessário pelo menos o dobro de policiais hoje na ativa em Mato Grosso do Sul. “Hoje, somos um pouco mais de 500 PRFs no estado, já incluindo os administrativos. Precisaríamos de pelo menos o dobro para que o trabalho seja feito a contendo”, disse.

Além disso, ele explica que o crime organizado, tanto no tráfico de drogas quanto nos crimes de descaminho, só têm crescido em número de parceiros e também em criatividade para diversificar as formas de burlar as leis. Enquanto que a polícia, continua há anos com o mesmo número em seu efetivo em Mato Grosso do Sul.