SinPRF/MS realiza cerimônia em homenagem aos 30 anos da primeira turma de mulheres PRFs do MS

Nesta quinta-feira (7), o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Mato Grosso do Sul (SinPRF/MS) realiza uma cerimônia em homenagem aos 30 anos da primeira turma de mulheres PRFs do MS. A ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher acontece às 14 horas, no auditório da Superintendência Regional da PRF, em Campo Grande.

Entre as homenageadas está a PRF aposentada Joana D’arc Garcia, uma das pioneiras no estado, que na época fazia parte de apenas 10% do total de 250 servidores que integravam a turma de 1994. Em uma corporação essencialmente masculina, ela relembra as dificuldades enfrentadas.

“Não tinha banheiro feminino, não tinha alojamento separado. Era obrigatório usar coque e sapato social, depois veio o coturno, mas não tinha numeração menor, tinha que usar várias meias para ficar bom nos pés. Mas com o tempo, mostramos nossas necessidades e conquistamos algumas mudanças. A presença das mulheres era novidade, então foi um processo de construção com os colegas”, lembra a PRF.

E quem ganhou com isso foi também a sociedade, pois durante as fiscalizações as PRFs podiam revistar as passageiras e assim aumentar a segurança e a eficiência das operações. 

Com 24 anos de carreira, Joana D’arc atuou em Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Mato Grosso e foi a primeira mulher a trabalhar no canil da PRF em MS. “Foi uma experiência desafiadora, pois eu tinha que provar para os colegas que era capaz de estar ali. Sendo mulher, mãe, filha, poderia exercer aquela função. Valeu a pena porque abriu portas para outras mulheres”, relata.

Força feminina da PRF

Entre desafios e memórias fortes do cotidiano de trabalho, como os acidentes fatais, Joana D’arc foi se fortalecendo e desbravando caminhos que hoje podem ser trilhados por todas as mulheres.

“Ser da primeira turma é motivo de muito orgulho e o nosso desejo é que as PRFs de hoje possam desfrutar dessas conquistas e continuar abrindo portas para as próximas gerações”, destaca.

“A PRF e a sociedade ganham muito com a força, a sensibilidade e a competência das mulheres, especialmente essas policiais que foram as primeiras a encarar os desafios de estar nas rodovias, quando ainda nem havia estrutura específica para elas. Nossa gratidão e respeito a essas pioneiras”, destaca o presidente do SinPRF/MS, Wanderley Alves dos Santos.

Serviço
Cerimônia em homenagem a primeira turma de mulheres PRFs do MS
Data: 7 de março (quinta-feira), às 14h
Local: Auditório da Superintendência Regional da PRF
Endereço: Rua Joel Dibo, 238, Centro – Campo Grande/MS
Contato para a imprensa: (67) 99976-1667

Por: Ascom SinPRF