A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi o local escolhido para a realização do 2º Seminário para conscientização sobre o autismo com foco na valorização das capacidades, que acontece nesta sexta-feira (12), das 8h às 18h.

Os temas voltados para a Educação e a Segurança Pública terão como palestrantes renomados nomes atuantes  na área que falarão de suas experiências e  de seus conhecimentos, a fim de proporcionar um melhor atendimento às pessoas com deficiência, não apenas às diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), mas de outras condições específicas, para ajudar no processo de inclusão escolar e social e proporcionar, também, um atendimento diferenciado nas abordagens da forças de segurança pública.

Os mediadores do seminário que contará com cinco palestras são o Policial Rodoviário Federal (PRF) Alexandre Figueiredo, um dos idealizadores dos projetos Guardião Azul – Amigo do Autista e MOAB – Movimento Orgulho Autista do Brasil, e Dra. Raissa Duailibi, da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo da OAB/MS.

“Ainda existe muita resistência e preconceito com relação ao autismo, causado justamente pela falta de conhecimento e por isso trouxemos palestrantes que atuam na educação especial e na segurança pública. A troca de experiências com quem atua no dia-a-dia prepara melhor, tanto educadores como as forças de segurança para acolher melhor os autistas e suas famílias”, explica Figueiredo.

Para o presidente do SINPRF/MS (Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do MS) Wanderley Alves dos Santos, um dos patrocinadores, capacitar as forças de segurança pública levando conhecimento e atualização sobre o autismo, é mais que necessário. “Temos orgulho do projeto PRF Amiga do Autista ter nascido aqui em MS e sempre apoiamos ações que preparem melhor o PRF nas abordagens policiais, por isso este seminário é muito importante e necessário”, disse Wanderley.

Confira a programação:
EDUCAÇÃO
8h – Abertura
8h40 -  Perspectivas Educacionais da inclusão do Estudante com Transtorno do Espectro Autista na legislação vigente 
Palestrante: Prof. Me. Diniz da Cunha Silveira
9h40  – Educação Transformadora: Empatia, Cultura de Pais e Abordagem Colaborativa
Palestrante: Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida
11h  - Debate com perguntas aos palestrantes

SEGURANÇA PÚBLICA INCLUSIVA
14h - Apresentação do projeto institucional de segurança no atendimento aos autistas nas dependências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Palestrante -  Igor Tobias Mariano - Diretor do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário

15h - Apresentação do projeto institucional “PRF Amiga dos Autistas”
Palestrante - PRF Alexandre Figueiredo de Araújo – gerente do projeto

16h - Contenção de pessoas com autismo em situação de emergências 
Palestrante - Tenente Max Souza Tosta - Corpo de Bombeiro Militar/MS

17h - Debate

17h40 – Encerramento

O evento é organizado pelos projetos Guardião Azul – Amigo do Autista, MOAB (Movimento Orgulho Autista do Brasil) e pela Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo da OAB/MS, com apoio da Assembleia Legislativa de MS, do Dep. Paulo Correa e patrocínio do Conseg, Energisa, Escola do Legislativo, Inpasa, , PRF amiga do Autista, OAB/MS, Pro D TEA, Sinergia-MS, Sinsemp-MS, SINPRF/MS, Ver. Prof Juari.

Por: Ascom SinPRF