Nesta semana, o presidente do SinPRF-MS e diretor de Comunicação da FenaPRF, Wanderley Santos, apresentou reivindicações dos PRFs, como o aumento de efetivo e a correção do valor da indenização de fronteira, para senadores e deputados federais em Brasília. 

O presidente do sindicato se reuniu com Rose Modesto, assessora parlamentar do Senador Davi Alcolumbre (União Brasil), presidente do Senado, e também foi recebido pelo jurídico da senadora Soraya Thronicke (Podemos).

O encontro com o deputado federal, Luiz Ovando (PP), também teve a participação do diretor do SinPRF-MS, Alexandre Figueiredo e do presidente da Fenapef (Federação dos Policiais Penais Federais), Gentil Ney Espírito Santo. As reivindicações da categoria também foram apresentadas ao senador Nelsinho Trad (PSD).

Nos encontros, o presidente do SinPRF-MS reforçou a necessidade de aumento de efetivo em Mato Grosso do Sul, destacando que parte dos novos servidores que vão realizar o Curso de Formação Profissional da PRF poderão ser lotados em nosso Estado.

“Nosso estado é estratégico na segurança pública nacional, sendo corredor de tráfico de drogas, contrabando e outros ilícitos, além de ter uma das maiores extensões de fronteira do país. O reforço de efetivo da PRF em Mato Grosso do Sul não apenas melhoraria as condições de trabalho dos policiais já atuantes, mas também garantiria maior segurança à população e eficiência nas fiscalizações e operações da instituição”, defende o SinPRF-MS em documento entregue aos parlamentares.

A correção do valor da indenização de fronteira é outra reivindicação da categoria. O benefício é essencial para os servidores que desempenham suas funções em regiões estratégicas e de alta complexidade.

Desde 2013, o valor da referida indenização não sofreu qualquer reajuste, o que, diante da inflação acumulada e do aumento do custo de vida, tem resultado em uma significativa defasagem. Esse cenário compromete a atratividade da lotação em áreas de fronteira, além de desvalorizar os profissionais que enfrentam desafios diários no combate ao crime transnacional e na segurança das rodovias federais.

“Já temos emendas em andamento que visam a correção desse valor, então pedimos o apoio dos parlamentares para que elas sejam apreciadas e aprovadas o quanto antes”, explica Wanderley Santos.

Por: Ascom SinPRF-MS