Caminhoneiros da região de São José dos Campos (SP) e de Curitiba (PR) participaram de atos em defesa da Policia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal após a suspensão de alguns serviços por parte das instituições, reflexo do contingenciamento de verbas. O intuito dos caminhoneiros foi de demonstrar a importância das categorias de segurança pública à sociedade.

Entre segunda (10) e terça-feira (11), os responsáveis pelo transporte de cargas na região participaram de carreatas em apoio as instituições policiais. Em um dos atos, em São Paulo, os caminhoneiros percorreram 4 km da Via Dutra, uma das principais ligações entre Rio de Janeiro e São Paulo. A PRF escoltou o comboio pela faixa da direita da via durante todo o percurso.

O caminhoneiro Ednilson Bitencourt, que participou da manifestação, disse ao G1.com que a decisão do protesto foi decidida individualmente por cada motorista da classe. “Cada um resolveu apoiar porque o corte de verba da PRF vai afetar a nossa vida na estrada. Vai diminuir o policiamento e a gente fica mais exposto”, alertou.

Ainda que tenha sido um protesto em prol à PRF, os policiais sugeriram que não houvesse a interdição da via durante a manifestação, dando como alternativa justamente o comboio durante o trecho. A prefeitura de São José dos Campos informou que não houve reflexos no trânsito da cidade durante o ato.

Já na manhã desta terça-feira, cerca de 80 caminhões participaram do ato no Paraná, sempre com o objetivo de defesa a PRF, a PF e ao Ministério Público. O comboio saiu de um posto de combustível na região de São José dos Pinhais, sentido litoral. Além do apoio, os caminhoneiros têm o intuído de protocolar um documento de apoio na sede da PRF e também da Polícia Federal.

Fonte e Foto: FenaPRF